O que é o Chi Kung (ou Qi Gong)?
O Chi Kung consiste num, já antigo e eficiente, sistema de desenvolvimento físico, psicológico e emocional. Através da realização desta ginástica energética chinesa, que se traduz na coordenação de movimentos lentos com a respiração, proporciona-se uma melhoria generalizada da qualidade de vida dos seus praticantes.
Enquadra-se no amplo sistema médico Chinês ou também denominada de Medicina Tradicional Chinesa, que persiste há mais de 3000 anos. É mais uma das várias técnicas existentes nesta medicina, como a Acupunctura, a Moxibustão, Massagem, Dietética e Farmacopeia.
Devido à sua eficácia tem-se vindo a expandir um pouco por todo o mundo. Em alguns países europeus já é reconhecido como terapêutico e os seus exercícios são prescritos por médicos e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde, com a finalidade de prevenir e tratar inúmeras doenças.
Os pilares de base do Qi Gong são:
- Controlo do movimento natural, lento e relaxado
-Controlo da respiração lenta, coordenada com os gestos
- Controlo do pensamento, que dirige o Qi, o sopro, ao interior do organismo.
As regras de circulação de energia são as mesmas que existem na Acupunctura. Todos os estilos e técnicas de Qi Gong são baseadas na teoria geral e fisiologia energética chinesa.
As aplicações do Qi Gong / Tai Chi
Adultos: Regula o stress, o nervosismo, a consciência global, permite atingir profundos estados de relaxamento e melhora a vitalidade. É eficaz na prevenção de doenças, reequilibra o campo psicossomático, acelera a convalescença e estados pós operatório.
Idosos : Permite melhorar a memória, harmoniza os padrões de sono, aumenta a vitalidade, permite uma melhor capacidade motora, favorece a mobilidade articular, favorece o funcionamento do Aparelho respiratório, circulação sanguínea, sistema nervoso, sistema imunitário e regula as emoções.
Crianças: aprendem a desenvolver uma concentração mais profunda, a respeitar os ritmos biológicos e as emoções de modo a evitar alguns sintomas psicossomáticos comuns em crianças, como a enurese, o nervosismo, a hiperactividade.
Desportistas: as aplicações do chi kung no desporto são múltiplas, permite ao desportista um melhor controlo dos gestos técnicos, melhora o ritmo cardio-respiratório, visando menor gasto energético.
Recordemos que o chi kung era utilizado na China Imperial para melhorar a capacidade física dos exércitos. O chi kung é uma prática obrigatória para artes marciais chinesas, como o Tai Chi Chuan, Wu Shu e Kung Fu.
O que vestir?
Roupa confortável como um fato de treino e t-shirt. Nos pés, poderão estar ténis ou sapatinhas confortáveis ou mesmo só meias.
Com Nuno Gonçalo Henriques
Contactos:
Telemóvel: 964 223 490
E-mail: nugohenriques@gmail.com
0 comentários:
Enviar um comentário